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A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem 
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
[center]Capitulo 25[/center]

Traçao
Prós, contras e usos


Oque voce faz com a traçao? Como voce pode usa-la melhor? Como voce pode abusar disto? Como as RS mascaram sua habilidade de encontrar os limites da traçao? Oque é traçao? Entender a traçao torna mais facil encontrar os limites? isto mostra o quao destemido voce é?

Seu senso de traçao é um assunto importante mas isto pode sair de proporçao; isto pode se tornar a causa de erros e falhas nos planos de pilotagem.

Novas tecnologias

Novos pneus e suspençoes com mais tecnologia poder segurar a onda e permitir que o piloto livre-se de alguns erros de pilotagem. pilotar em estradas sinuosas ou em pistas nos dias de hoje é uma situaçao interessante para quem andava de moto nos anos 60. velhas lembraças de traçao sao dificeis de esquecer. os pneus de hoje entao perto de ter um agarre inacreditavelmente superior comparado com os usados nos anos 70.

Pilotos e traçao

todas as coisas q vem junto com isto sao bem interessantes. Pilotos que dependem apenas da percepçao da traçao desenvolvem um estilo propio. Eles se sentem perdidos se nao puderem sentir aquele ponto particular da traçao e acreditam estar indo rapido o suficiente a menos que eles sintam aquela açao. aqui estam alguns resultados:

1. Sentir o jeito deles nas curvas. (deitar muito devagar)
2.entradas fechadas (começar acurva muito antes)
3. correçoes no meio da curva
4. deitar demais (apos uma entrada lenta e ao tentar carregar o pneu par q possam sentir ele derrapando.)
5 açoes bruscas no acelerador par asentir a traseira derrapar.
6derrapagem execiva na saida da curva ( para manter a traseira solta par asaber onde esta a trasçao é usualmente, mas nem sempre, um adicional)
7sobrecarregar a entrada da curva. (a ideia nao é fazer a curva com precisao, mas trazer a traçao para o nivel deles)
8. suspençao ajustada muito dura. (tambem para sentir a traçao melhor)

exitem outros resultados negativos em potencial tambem.

Traçao inteligente

Nao me deixe errar, encontrar os limites de traçao de um pneu novo é um feito notavel. Como encontrar isto e usar isto é nosso assunto agora. olhe para isto dessa forma: Se o maximo agarre do pneu é sua meta para a curva, isto vai governar como voce pilota. qualquer linha escolhida por um piloto de traçao para um ponto onde os pneus dao essa resposta de derrapar contra o asfalto, vai ser uma boa linha para ele. mas, isto nao é verdade, pelo menos nao para todas as curvas, e, se isso sair de controle, isto pode adicionar os 8 erros acima ao perfil do piloto.
Eu me lembro de Wayne Rainey em 87 gastando uma enorme quantidade de tempo nas corridas tentando descobrir como fazer uma primeira volta rapida e isto era uma luta contra a traçao. nao é impressionante que ela tenha feito tantas primeiras voltas rapidas nos anos q foi campeao mundiao, 90, 91,92? em 7 ele estava cometendo todos os 8 erros acima na busca dos limites da traçao. é um crime cometer esses erros? nao, mas olhe oque ele fez com eles. O ponto é que este nao é o unico jeito de coceguir oque eddie lawson fez sem as sensações extras.

terrores da traçao

A cabeça do leao das reaçoes de sobrevivencia esta ligada a traçao na entrada da curva. Nos sabemos que a verdadeira definiçao de "indo rapido demais" é " nao ter certeza que pode fazer a curva". E, enquanto vai aberto na curva, uma possivel perda de traçao esta no topo da lista dos gatilhos q disparam as RS. isto é verdade pra voce?
Uma vez que vc entra na curva, seu acelerador controla a traçao, mas bem no começo, voce esta a mercê da velocidade que esta logo apos soltar os freios.

Estatisticas de queda

De fato, é incomum entrar em uma curva rapido demais! assista corridas por 20 ou 30 anos e me diga oque obsevou. meus olhos me dizem que "ir rapido demais" esta muito embaixo na escala de razoes para quedas. é bem raro. Entrar na curva com os freios acionados muito forte e cair é outra coisa; isto causa a maioria das quedas e com frequencia aterroriza os pilotos. Muitos pilotos julgam errado sua velocidade de entrada de curva, normalmente do lado lento, é a maior erro para fazer uma entrada de curva rapida e limpa.

Valente ou esperto?

isto pode requerer braveza extraordinaria mas os usos mais produtivos do maximo da traçao esta exatamente no ponto de entrada. A velocidade que voce tem na entrada dacurva é "livre" (voce nao tem q fazer nada mais por ela) mas qualquer ganho significante de velocidade vai ter q ser ganho do modo mais duro e perigoso: com extras aceleraçoes no meio da curva e na saida, as 2 causas mais comuns de queda.

Meu conselho? Tenha uma tecnica boa, solida e constante de pilotagem e adicione os limites de traçao depois. as tecnicas sao o ponto onde a maioria dos pilotos sao fracos, e quando voce combina esses 2 elementos, voce vai ser dificil de ser vencido.
igualmente importante é o fato que uma boa tecnica possibilita a voce se aproximar de seus limites detraçao e derrotar varias RS conectadas a isto.

Definiçao de traçao

Traçao é a quantidade necessária de agarre para ter o trabalho feito. Voce escolhe entre pilotar no limite da traçao ou atravessar a curva de maneira rápida e limpa. voce é um campeao quando conseguir fazer os 2 ao mesmo tempo!

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comentario:

alguns pilotos escapam de frente e outros de traseira, eu gosto de sentir os 2 pneus querendo escapar e brincar com a traçao no final da curva. para mim isto é o mais divertido, mas derrapar é braveza, é uma extensão de suas habilidades e permite que voce controle a moto como o acelerador.
D.G.

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comentarios:

Ter o pneu derrapando um pouco na saida da curva ajuda a terminar o trabalho, ter o pneu derrapando demais vai na direçao oposta.

uma nova maneira de se aproximar dacurva pode dar uma nova visao de traçao a voce, apenas nao tente muitas coisas ao mesmo tempo.

sem sobrecarregar a moto na curva em geral cria melhores tempos de volta.

o mais dificil é encontrar o limite do agarre na entrada, e o mais facil é na saida.

tente usar diferentes linhas, mude o angulo de inclinação, os apex, nao fique preso a um unico caminho.

a verdadeira parte dificil é encontrar o limite a cada curva em todas as voltas.

muita velocidade na entrada pode tambem enganar voce e fazer voce errar a linha.

boas velocidades de entrada fazem o meio da curva mais facil

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em breve o ultimo capitulo: Corrida; as ferramentas e os objetivos


bom oq posso dizer é q o livro aborda acoisa de uma forma mtu legal. sendo bem proguessivo, vc começa como um novato com instruçoes simples e coisas faceis de se realizar e mudar na pilotagem. e ao longo q avança pelos capitulos vai ganhando aprendizado de nivel intermediario ate o ponto onde começa a ler tecnicas 100% vindas das pistas de uma forma ou de outra podem ser usadas no dia a dia para uma pilotagem melhor aproveitada, para sua segurança ou para sua diversao.
nesse ultimo capitulo é onde apos ler varias vezes os outros e ter evoluido muito desde quando começou a ler, entender e praticar oq o livro mostra, é onde voce vai ter uma nosçao melhor de como se comportar caso participe de alguma competição em uma pista fechada.
tambem é uma boa maneira de entender como os pilotos de fabrica enxergam a corrida de dentro de seus capacetes.

de forma geral chegando ate aqui apos ja estar praticando tudo oq aprendeu e ter dominado a maioria das RS. é uma boa hora pra ir pra um trackday e poder brincar um pouco mais com seus limites e com as tecnicas aprendidas. em um ambiente onde se pode ver realmente oslimites da maquina ou do piloto, oq vc atingir primeiro. no primeiro caso é melhor pensar em um up, mas no segundo caso ( a grande maioria vai atingir seu propio limite antes de atingir os da moto) é a hora de pensar em um curso de pilotagem.


Motos sao divertidas de serem guiadas . nao importa se vc eh um tiozinho ou um aspirante a piloto de motogp, ou qualquer variaçao entre um e outro, nem importa o seu estilo demoto, nakeds e espostivas ou se vc pilota uma custom ou bigtrail. tambem nao importa se voce gosta de andar vendo a paisagem, ou sendo parte dela como dizem por ai, oq importa eh se sentir seguro, pilotar com segurança, e se divertir da melhor maneira possível.
E eu tenho certeza absoluta que este livro, no caso este topico, vai ajudar muito a todos a atingir seus 3 objetivos ( segurança, conforto, diversão)

fico muito feliz em ter tido a oportunidade de conhecer este livro, e dominar o suficiente a ligua inglesa para compartilhar com voces todo esse conhecimento. pois tambem ja aprendi muito com varias pessoas aqui que me mostraram esse mundo incrivel do motociclismo. que nos mostra coisas novas a cada dia. voce so para de aprender quando parar de pilotar.
grato a todos e espero que esse topico ajude muito a todos tambem!

ass: RobertoGTR

piloto a 2 anos e eu nunca aprendi mais em 3 meses do que em 1 ano e meio pilotando, tecnica eh importante, quando comecei , as reportagens sobre tecnicas de pilotagem da revista motociclismo de 2008 me deu uma otima base. mas nda que se compare ao aprendizado deste livro.

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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
Topico de discuçao do livro: http://www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=16719
Favor nao postar mais aqui na traduçao.

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Ter Set 28, 2010 11:27 pm
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
passei e revisei a traduçao em um arquivo pdf. nao ficou perfeito, mas vai ser bem pratico.
segue o link.

http://www.megaupload.com/?d=EKD7GIS4

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Dom Out 03, 2010 6:13 pm
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
Roberto........parabéns ! ! !

Muitíssimo útil para muitos, como eu, estão iniciando e querem fazer bem feito ! ! !

Valeu ! ! !

:salut

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Seg Dez 20, 2010 9:26 pm
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
up no primeiro post. link do livro traduzido em pdf e trailer do dvd.

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Sáb Jan 01, 2011 7:39 pm
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
Animal cara, a comunidade agradece o seu esforço!

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Qua Set 05, 2012 1:21 am
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem


O DVD inteirinho do TOTW 2

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Qua Set 05, 2012 1:24 am
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
Nenhum dos links de download ta funcionando pra mim?
Alguém tem algum outro?

Abraços!

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Qua Set 05, 2012 2:02 am
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
renew, assiste o vídeo pelo youtube, mandei o link agora ali em cima. Funciona perfeitamente.

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Qua Set 05, 2012 2:29 pm
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Mensagem Re: A TWIST OF THE WRIST - traduçao do livro de pilotagem
Boa Roberto!

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Qua Set 05, 2012 7:58 pm
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