Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Fev 19, 2017 9:31 pm

Responder  [ 10 mensagens ] 
Nova regra permite levantar viseira do capacete quando moto 
Autor Mensagem

Moto: Outra
Mensagem Nova regra permite levantar viseira do capacete quando moto
Conheço o pessoal da OAB da LAPA e costumo receber os boletins. Acabo de receber um e-mail deles confirmando inclusive com o texto abaixo:

=========================

ATENÇÃO: Nova regra permite levantar viseira do capacete quando moto estiver parada

Resolução CONTRAN Nº 453 DE 26/09/2013

Publicado no DO em 2 out 2013

Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados.

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe confere o art. 12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,

Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Transito Brasileiro,

Considerando o inteiro teor do processo nº 80000.028782/2013-11,

Resolve:

Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

Parágrafo único. O capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado.

Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus agentes devem observar:

I - Se o capacete motociclístico utilizado é certificado pelo INMETRO;

II - Se o capacete motociclístico está devidamente afixado à cabeça;

III - A aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete motociclístico, conforme especificado no item I do Anexo;

IV - A existência do selo de identificação da conformidade do INMETRO, ou etiqueta interna com a logomarca do INMETRO, especificada na norma NBR7471, podendo esta ser afixada no sistema de retenção;

V - O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso;

Parágrafo único. Os requisitos descritos nos incisos III e IV deste artigo aplicam-se aos capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007.

Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

§ 1º Entende-se por óculos de proteção, aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol.

§ 2º Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção.

§ 3º Quando o veículo estiver em circulação, a viseira ou óculos de proteção deverão estar posicionados de forma a dar proteção total aos olhos, observados os seguintes critérios:

I - quando o veículo estiver imobilizado na via, independentemente do motivo, a viseira poderá ser totalmente levantada, devendo ser imediatamente restabelecida a posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento;

II - a viseira deverá estar abaixada de tal forma possibilite a proteção total frontal aos olhos, considerando-se um plano horizontal, permitindo-se, no caso dos capacetes com queixeira, pequena abertura de forma a garantir a circulação de ar;

III - no caso dos capacetes modulares, além da viseira, conforme inciso II, a queixeira deverá estar totalmente abaixada e travada.

§ 4º No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal.

§ 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.

Art. 4º Dirigir ou conduzir passageiro em descumprimento às disposições contidas nesta Resolução implicará nas sanções previstas no CTB, conforme abaixo:

I - com o capacete fora das especificações contidas no art. 2º, exceto inciso II, combinado com o Anexo: Art. 230, inciso X, do CTB;

II - utilizando viseira ou óculos de proteção em descumprimento ao disposto no art. 3º ou utilizando capacete não afixado na cabeça conforme art. 1º: Art. 169 do CTB;

III - não uso de capacete motociclístico, capacete não encaixado na cabeça ou uso de capacete indevido, conforme Anexo: incisos I ou II do art. 244 do CTB, conforme o caso.

Art. 5º As especificações dos capacetes motociclísticos, viseiras, óculos de proteção e acessórios estão contidas no Anexo desta Resolução.

Art. 6º O Anexo desta Resolução encontram-se disponíveis no sitio eletrônico www.denatran.gov.br.

Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 8º Ficam revogadas a Resoluções CONTRAN nº 203, de 29 de setembro de 2006, nº 257, de 30 de novembro de 2007, e nº 270, de 15 de fevereiro de 2008.

ANTONIO CLAUDIO PORTELLA SERRA E SILVA

Presidente do Conselho

JERRY ADRIANE DIAS RODRIGUES

Ministério da Justiça

RONE EVALDO BRABOSA

Ministério dos Transportes Educação

LUIZ OTÁVIO MACIEL MIRANDA

Ministério da Saúde

RUDOLF DE NORONHA

Ministério do Meio Ambiente
====================================

Qua Out 02, 2013 6:25 pm
1000cc

Moto: Hornet
Mensagem Re: Nova regra permite levantar viseira do capacete quando m
Ja ta valendo isso?

Qua Out 02, 2013 6:42 pm
1000cc

Moto: Ducati Monster
cara não lembro os detalhes do texto anterior... mas em conversas com policiais, eles nunca multaram que estava parado com a viseira levantada... sempre foi isso, vai andar abaixa, parou pode levantar.

só se teve algum xiita fdp que fez isso mas a grande maioria não..

o que já vi é nego que não tava com a viseira aberta tomar multa... inclusive um conhecido do trampo, trava da viseira dele tinha quebrado e ele colou ela no casco... então não abria mais, e como tinha o pinlock, foda-se não embaça, mas ele tomou uma multa de viseira levantada na av. Ibirapuera só não sabemos como.... foi 3 meses sem carta por isso...

10/2011-DucatiMonster1100S-RUIVA
04/2012-04/2014-CBX250-Nega 2
04/2014-XTZ250-Ténéré-PererécaPreta

Qua Out 02, 2013 7:34 pm
Moderador

Alekix escreveu:
Ja ta valendo isso?

A lei em comento passa a vigorar após a publicação. Essa lei, se foi tirada de site oficial, já foi publicada, logo, plenamente vigente!

#155 Rodrigo Caputo Guimarães
Curso de pilotagem em PDF - Acesse! Curso de Pilotagem por Rodrigo Caputo Guimarães

Qua Out 02, 2013 10:34 pm
Perfil Visitar website do usuário
1000cc

Moto: Hornet
Otima noticia entao!!! :thumleft :thumleft

Qua Out 02, 2013 10:41 pm
300cc

Moto: ER-6
Bom que agora não precisamos mais morrer asfixiados no sinal vermelho. :lol:

Já tomei multa por viseira aberta parado;

Pior que vem assim na descrição da multa: Multa por andar sem Capacete, depois de muito tempo quando eu já estava entrando com recurso, que a mulher do departamento de multas disse que a multa é viseira aberta, ela identificou por causa do valor, que era de R$197 e a de sem capacete mesmo é R$500 e lá vai bolinhas.

Qui Out 03, 2013 6:20 pm
250cc

Moto: XJ6N
Uso capacete escamoteável na cidade e uso óculos de grau também. Sempre ando com a queixeira levantada em 90% dentro da cidade.

Canso de passar pelos Comandos, com a queixeira levantada e até hoje ninguém me parou. Um amigo policial tinha me dito dessa lei nova ae. Aqui é sossegado, sem falar que conheço alguns agentes de trânsito, GM, PM e a galera é de boa. Em cidades vizinhas, já passei pelos cops e nada também.

Já aconteceu várias vezes de estar com a queixeira baixa e ao avistar o comando, levantar a queixeira justamente para eles verem minha fisionomia e mesmo estando na XT por ex, que é moto vista como "moto de ladrão", "moto de fuga", eles não me param kkkkkkkkk.

Rola uma certa "discriminação" para quem anda de moto pequena, com escape esguelado, com cara de malaca ou com garupa "macho". Alguns conhecidos da PM já me falaram isso. Mas quando é um cara de jaquetona, bota, luva, baú, o olho do cop cresce menos hehehehe.

Sex Jan 03, 2014 6:31 pm
((The Naked))

Moto: FZ6N
TJvargas escreveu:
Bom que agora não precisamos mais morrer asfixiados no sinal vermelho. :lol:

Já tomei multa por viseira aberta parado;

Pior que vem assim na descrição da multa: Multa por andar sem Capacete, depois de muito tempo quando eu já estava entrando com recurso, que a mulher do departamento de multas disse que a multa é viseira aberta, ela identificou por causa do valor, que era de R$197 e a de sem capacete mesmo é R$500 e lá vai bolinhas.

Pra mim esse ato administrativo estava viciado pois vc não estava sem capacete como nele consta. Eu recorreria...hehehehehe

Image

Sex Jan 03, 2014 6:52 pm
Moderador

BIKER600cc escreveu:
Uso capacete escamoteável na cidade e uso óculos de grau também. Sempre ando com a queixeira levantada em 90% dentro da cidade.

Canso de passar pelos Comandos, com a queixeira levantada e até hoje ninguém me parou. Um amigo policial tinha me dito dessa lei nova ae. Aqui é sossegado, sem falar que conheço alguns agentes de trânsito, GM, PM e a galera é de boa. Em cidades vizinhas, já passei pelos cops e nada também.

Já aconteceu várias vezes de estar com a queixeira baixa e ao avistar o comando, levantar a queixeira justamente para eles verem minha fisionomia e mesmo estando na XT por ex, que é moto vista como "moto de ladrão", "moto de fuga", eles não me param kkkkkkkkk.

Rola uma certa "discriminação" para quem anda de moto pequena, com escape esguelado, com cara de malaca ou com garupa "macho". Alguns conhecidos da PM já me falaram isso. Mas quando é um cara de jaquetona, bota, luva, baú, o olho do cop cresce menos hehehehe.

Mas não tem problema algum em utilizar capacete escamoteável e completamente aberto, desde que com óculos. Tanto é que existe capacete homologado pra Harleyro que é só a panela na cabeça, não tem mais porcaria nenhuma.

#155 Rodrigo Caputo Guimarães
Curso de pilotagem em PDF - Acesse! Curso de Pilotagem por Rodrigo Caputo Guimarães

Sáb Jan 04, 2014 1:49 am
Perfil Visitar website do usuário

Moto: BMW F 800R
Caputo escreveu:
BIKER600cc escreveu:

Mas não tem problema algum em utilizar capacete escamoteável e completamente aberto, desde que com óculos. Tanto é que existe capacete homologado pra Harleyro que é só a panela na cabeça, não tem mais porcaria nenhuma.

Só a panela na cabeça hahahaha

Falando nisso, eu vejo policial andando sempre com o robocop aberto. Andando mesmo, nem parado é. Nem eles mesmos cumprem a lei... Esses dias vi um milico fazendo "retorno" numa passarela de pedestres...

Qui Set 11, 2014 2:51 am
Responder   [ 10 mensagens ]